Muitas vezes, o mundo parece estar em um volume muito mais alto do que conseguimos processar, não é? A sensibilidade sensorial faz parte da jornada de muitos de nós aqui no Rota Interior, e entender o que mais nos impacta é o primeiro passo para cuidarmos do nosso bem-estar.
Quero conhecer melhor a experiência de vocês: qual desses estímulos costuma ser o maior desafio no seu dia a dia?
Não era só medo do diagnóstico. Era medo do rótulo. Medo de virarem pra mim e falarem: "tá explicado por que você não dá conta".
Tenho filha. Tenho mãe. Tenho trabalho. Tenho uma ex com quem preciso ter paz pra minha filha ter tratamento, se precisar. Eu não posso me dar ao luxo de ser "incapaz".
Mas aí eu entendi: as dificuldades da vida não têm preconceito. Elas batem em todo mundo. Com laudo ou sem laudo. A diferença é que sem diagnóstico eu tava apanhando no escuro. Levando culpa por coisa que talvez tenha nome, tratamento, caminho.
Eu vou ter que lidar com o medo de passar isso pra minha filha. Vou ter que lidar com gente me olhando torto se eu falar sobre isso aqui. Mas escolhi falar.
Porque negação não me protegeu. Só me atrasou 1 ano.
Se você tá com medo do diagnóstico igual eu tava: não é o papel que define se você é capaz. São os seus passos depois dele.
O diagnóstico não é sentença. É mapa.
Quem mais tá com medo de descobrir o nome da luta? Tamo junto na Rota Interior.
O diagnóstico não te dá incapacidade. Ele nomeia a luta que você já tava lutando no escuro. Dar nome pro monstro não deixa ele maior. Deixa ele visível.
Alívio. Essa é minha cara depois de 6 meses esperando. Hoje consegui o encaminhamento do clínico geral pro psiquiatra.
Eu não queria começar essa jornada. Adiei. Neguei. Porque no particular seria mais rápido, mais prático. Mas eu não tenho condições hoje. E esperar o ideal tava me custando a paz.
Então decidi: fazer algo é melhor do que não fazer nada.
Hoje dei um passo. Pequeno pra quem vê de fora, gigante pra quem tava parado. Tô mais perto do diagnóstico. Mais perto das respostas. Mais perto da verdade que eu fugi por tanto tempo.
Se você tá há meses numa fila, se achando fraco por não pagar particular, se tá em negação igual eu tava: respira. A rota pelo SUS é longa, mas não é errada.
Um passo foi dado. E eu não tô mais parado.
Quem mais tá nessa sala de espera aí? Tamo junto na Rota Interior.
Gabriel | Rota Interior
O que você mais precisa ouvir hoje para seguir em frente?
1 hour ago | [YT] | 0
View 0 replies
Gabriel | Rota Interior
Qual é o seu maior desafio hoje para manter a paz mental?
1 day ago | [YT] | 0
View 0 replies
Gabriel | Rota Interior
Você já se sentiu 'diferente' por perceber o mundo de uma forma mais intensa?
2 days ago | [YT] | 0
View 0 replies
Gabriel | Rota Interior
O seu Valor vem disso..
2 days ago | [YT] | 0
View 0 replies
Gabriel | Rota Interior
Muitas vezes, o mundo parece estar em um volume muito mais alto do que conseguimos processar, não é? A sensibilidade sensorial faz parte da jornada de muitos de nós aqui no Rota Interior, e entender o que mais nos impacta é o primeiro passo para cuidarmos do nosso bem-estar.
Quero conhecer melhor a experiência de vocês: qual desses estímulos costuma ser o maior desafio no seu dia a dia?
3 days ago | [YT] | 0
View 0 replies
Gabriel | Rota Interior
Bora ali...
5 days ago | [YT] | 2
View 0 replies
Gabriel | Rota Interior
Fiquei em negação por mais de 1 ano.
Não era só medo do diagnóstico. Era medo do rótulo. Medo de virarem pra mim e falarem: "tá explicado por que você não dá conta".
Tenho filha. Tenho mãe. Tenho trabalho. Tenho uma ex com quem preciso ter paz pra minha filha ter tratamento, se precisar. Eu não posso me dar ao luxo de ser "incapaz".
Mas aí eu entendi: as dificuldades da vida não têm preconceito. Elas batem em todo mundo. Com laudo ou sem laudo. A diferença é que sem diagnóstico eu tava apanhando no escuro. Levando culpa por coisa que talvez tenha nome, tratamento, caminho.
Eu vou ter que lidar com o medo de passar isso pra minha filha. Vou ter que lidar com gente me olhando torto se eu falar sobre isso aqui. Mas escolhi falar.
Porque negação não me protegeu. Só me atrasou 1 ano.
Se você tá com medo do diagnóstico igual eu tava: não é o papel que define se você é capaz. São os seus passos depois dele.
O diagnóstico não é sentença. É mapa.
Quem mais tá com medo de descobrir o nome da luta? Tamo junto na Rota Interior.
2 weeks ago | [YT] | 1
View 1 reply
Gabriel | Rota Interior
O diagnóstico não te dá incapacidade. Ele nomeia a luta que você já tava lutando no escuro. Dar nome pro monstro não deixa ele maior. Deixa ele visível.
3 weeks ago | [YT] | 0
View 0 replies
Gabriel | Rota Interior
Alívio. Essa é minha cara depois de 6 meses esperando. Hoje consegui o encaminhamento do clínico geral pro psiquiatra.
Eu não queria começar essa jornada. Adiei. Neguei. Porque no particular seria mais rápido, mais prático. Mas eu não tenho condições hoje. E esperar o ideal tava me custando a paz.
Então decidi: fazer algo é melhor do que não fazer nada.
Hoje dei um passo. Pequeno pra quem vê de fora, gigante pra quem tava parado. Tô mais perto do diagnóstico. Mais perto das respostas. Mais perto da verdade que eu fugi por tanto tempo.
Se você tá há meses numa fila, se achando fraco por não pagar particular, se tá em negação igual eu tava: respira. A rota pelo SUS é longa, mas não é errada.
Um passo foi dado. E eu não tô mais parado.
Quem mais tá nessa sala de espera aí? Tamo junto na Rota Interior.
3 weeks ago (edited) | [YT] | 3
View 1 reply
Gabriel | Rota Interior
Dei início ao meu processo de diagnóstico! TDAH? Autismo?
Vamos descobrir!
youtube.com/shorts/tZYNyHR6bI...
3 weeks ago | [YT] | 0
View 0 replies
Load more