Jornalista Cássio Oliveira

📻 Radialista

📰 Jornalista (MTB 41.502/SP)

🎧 Repórter e produtor da Equipe Esportiva “Se o mundo gira, a bola rola”, agora, na 101 FM Prudente - antes na 📻 Prudente News AM 1070

💻 Gestor da Equalize Comunicação e Marketing

📌 Há 26 anos - desde agosto de 1998 - atuo nas áreas de Jornalismo e de Comunicação em Presidente Prudente e região

✅ Dá um like aí!!! 👍🏼👍🏼👍🏼
✅ Compartilhe os nossos conteúdos. 🚀🚀🚀
✅ Inscreva-se. Ative o Sininho. 🔔
✅ Muito obrigado!!! 👊🏼👊🏼👊🏼


Jornalista Cássio Oliveira

TRADICIONAL EVENTO – Sesc Thermas recebe inscrições para Corrida Move no Parque do Povo

O Sesc Thermas de Presidente Prudente abriu as inscrições para sua tradicional corrida de rua, nas modalidades 5 km e 10 km, além da caminhada de 5 km. São 1,5 mil vagas disponíveis para o público interessado, que além da prova em si terá à disposição diversas atividades paralelas na arena. O prazo para se inscrever teve início no último dia 5 de setembro.

A Corrida Move – Etapa Presidente Prudente – integra o Circuito Sesc de Corridas, que ocorre no Brasil todo e, por aqui, percorre um dos cartões postais da cidade: o Parque do Povo. A concentração e largada se dão próximo ao cruzamento com a Avenida Celestino José Figueiredo, às 8h do domingo (dia 24/9).

As inscrições podem ser feitas através do site sescsp.org.br/prudente e custam R$ 7,50 para quem possui a Credencial Plena Sesc (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes), R$ 15 a meia-entrada (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, doador de sangue, estudante e servidor da escola pública com comprovante) e R$ 30 a inteira.

Os inscritos ganham um kit contendo camiseta, chip e número de peito, que poderão ser retirados na véspera da prova, no sábado (23/9), das 10h às 17h, no próprio Sesc Thermas. No ato, é necessário apresentar o comprovante da inscrição e documentos que atestem desconto, se for o caso.

“Essa é uma prova já tradicional na cidade. Por anos, a corrida do Sesc era uma das poucas no calendário de Presidente Prudente e ficamos felizes em perceber que hoje temos várias sendo realizadas, porque a corrida de rua é uma das práticas esportivas mais democráticas, acessíveis e inclusivas”, destaca Daniel Yonashiro, técnico de programação esportiva do Sesc Thermas.

Para Yonashiro, é a oportunidade de atletas, profissionais ou amadores, se reunirem e ocuparem um espaço público junto também das pessoas que estão dando seus primeiros passos no esporte. “Ao contrário do que muita gente pensa, a corrida não é uma prática solitária. Ao menos não precisa ser, exceto se a pessoa optar por isso. Mas o fato é que vemos diversos grupos de pessoas que se reúnem para treinar juntos, dividir experiências, se preparar, e acabam criando vínculos sociais. Essa prova do Sesc, por exemplo, é o momento em que elas se encontram, correm ou caminham juntas, socializam”, explica o técnico.

Durante a prova, o paratriatleta Edson Dantas será um dos “pacers”, ou marcadores de ritmo, que correm 5 km e 10 km em tempos pré-determinados para quem quiser acompanhá-los. Eles utilizam uma mochila com bandeira de identificação para serem seguidos.

A corrida abre a programação da Semana Move, que ocorre de 23 de setembro a 1º de outubro em todas as unidades do Sesc no Estado de São Paulo, com o objetivo de promover e estimular a prática de esportes e atividades físicas visando um estilo de vida mais ativo e saudável.

+ ATIVIDADES
No dia da Corrida Move, os participantes podem aproveitar diversas outras ações gratuitas que ocorrem na arena montada no Parque do Povo. Durante a manhã, quem anima os corredores e o público é o grupo Sonnora Street Band, com uma intervenção musical itinerante.

Na vivência de miniatletismo, as crianças presentes podem experimentar os primeiros passos em diversas possibilidades do atletismo, como o salto em altura, salto em distância e a corrida de velocidade.

Os corredores também poderão registrar suas participações nas cabines de fotos e vídeos 360º disponíveis no espaço. Os técnicos do curso livre de Massagem Relaxante e Energética do Senac Presidente Prudente farão massagem que auxilia na tonificação e recuperação muscular dos participantes. (Com informações da Assessoria de Imprensa do Sesc Thermas)

SERVIÇO
O Sesc Thermas de Presidente Prudente fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. Para mais informações, o telefone é (18) 3226-0400. A programação completa está disponível no site sescsp.org.br/prudente

Fotos: Tradicional evento, que será realizado em 24 de setembro, terá corrida de rua, nas modalidades 5 km e 10 km, além da caminhada de 5 km; são 1,5 mil vagas disponíveis

Fotos: Arquivo/Sesc Thermas

2 years ago (edited) | [YT] | 1

Jornalista Cássio Oliveira

SESC THERMAS – Ex-jogadora Thays Guimarães participa de bate-papo sobre futebol feminino

Mesmo com o surgimento e a ascensão de grandes jogadoras no cenário mundial, como a brasileira Marta, há muito que se avançar dentro e fora das quatro linhas no futebol feminino.

Visando estimular esse debate, o Sesc Thermas de Presidente Prudente realiza na noite desta quinta-feira (17) o bate-papo “Futebol Feminino: O Jogo além das Quatro Linhas”, com a presença da ex-atleta Thays Guimarães e das jornalistas Isabela Labate e Julhia Marqueti.

O encontro começa às 19h, na Área de Convivência do Sesc, e a entrada e participação do público é gratuita.

O objetivo da conversa, que será mediada pela jornalista prudentina Julhia Marqueti – que dentre outros trabalhos já foi repórter do caderno de esportes do jornal O Imparcial e assessora de Imprensa do Grêmio Prudente –, é abordar a formação das categorias de base e os passos para a profissionalização das jogadoras, além dos desafios e perspectivas para a adequada valorização do futebol feminino.

Esses temas serão abordados por meio das experiências de Thays Guimarães e Isabela Labate. A primeira é atualmente auxiliar técnica no futebol feminino do Flamengo e ex-jogadora com passagens por Bahia, Ferroviária e Uberlândia.

Já Labate é jornalista com 10 anos de carreira. Hoje, é apresentadora da Placar TV e já passou, por exemplo, pela reportagem da Band fazendo cobertura esportiva dos times de São Paulo, também foi apresentadora do UOL e, recentemente, participou da transmissão do Sul-Americano de Atletismo pela CazéTV, canal do streamer Casimiro Miguel no YouTube.

Diálogo qualificado
O bate-papo “Futebol Feminino: O Jogo além das Quatro Linhas” faz parte do Projeto Toque de Letra, realizado pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente, com o objetivo evidenciar o trabalho de atletas ou ex-atletas que realizam ou realizaram ações relevantes relacionadas à sua modalidade esportiva, além de trazer escritores e jornalistas esportivos renomados, provocando discussões sobre o esporte e sua importância enquanto fenômeno social. (Com informações da Assessoria de Imprensa do Sesc Thermas)

SERVIÇO
O Sesc Thermas de Presidente Prudente fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. Para mais informações, o telefone é (18) 3226-0400. A programação completa está disponível no site sescsp.org.br/prudente

Foto 1: Atualmente, Thays Guimarães é auxiliar técnica no futebol feminino do Flamengo

Foto 2: Julhia Marqueti, que é jornalista, já foi repórter esportiva e assessora de Imprensa do Grêmio Prudente

Foto 3: Isabela Labate é jornalista com 10 anos de carreira e hoje é apresentadora da Placar TV

Fotos 1 e 2: Acervos Pessoais

Foto 3: Marcos Ribolli

2 years ago (edited) | [YT] | 1

Jornalista Cássio Oliveira

SWIM TRACK – Aplicativo para natação gerado na Intepp é utilizado nos EUA

Desenvolvido na Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp) para avaliação e acompanhamento de evolução na natação, o aplicativo Swim Track foi apresentado em centros de treinamentos e escolas de natação nos Estados Unidos, durante a segunda quinzena de junho.

As visitas ocorreram em Miami Beach, Davie, Teramac, Monteverde, Fort Lauderdale, Weston e Jacksonville. “Todos gostaram muito da inovação que o nosso sistema apresenta e já vamos começar a trabalhar com o Swim Track em três cidades no começo de agosto”, conta um dos sócios do empreendimento, o professor de Educação Física na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Alessandro Pierucci, Pita.

A apresentação foi feita pelo Time Swim Track, formado por Pita Pierucci, Alberto Bernardo Klar e Renato Simon de Freitas. Foram duas motivações para apresentarem o aplicativo aos norte-americanos. A primeira delas está no fato de que o Swim Track é novidade nos Estados Unidos, onde não existe nenhum aplicativo parecido com esse modelo de avaliação.

A segunda está relacionada ao Alberto Klar, que mora parte do ano nos Estados Unidos, na condição de renomado treinador olímpico com participações em três Olimpíadas e foi técnico do nadador brasileiro Gustavo Borges, que participou de quatro Jogos Olímpicos (de Barcelona 1992 a Atenas 2004), medalhista quatro vezes: duas pratas (100 e 200 metros livre) e dois bronzes (100 m livre e no revezamento 4x100 m livre masculino).

Projeto incubado há 10 anos
A iniciativa de levar um produto brasileiro para os norte-americanos surgiu do interesse de uma escola de natação em utilizar o Swim Track, na cidade de Weston. Porém, o itinerário foi iniciado em Miami Beach, com a apresentação do aplicativo para o professor Robert Strauss, referência mundial da natação infantil.

“Depois, fomos para Davie visitar a equipe Azura, do técnico olímpico Omar González. Na sequência, a Weston encontrar Samara Duarte, professora de natação que está fazendo muito sucesso em toda região de Miami e está inaugurando escola de natação na qual o Swim Track será o APP adotado para fazer as avaliações pedagógicas dos seus alunos”, disse o docente sobre o início do itinerário.

O professor mestre Pita Pierucci conta que projeto do Swim Track foi incubado em 2013 na Intepp, juntamente com o fisiologista, doutor Jair Rodrigues Garcia Júnior, que também leciona no curso de Educação Física da Unoeste. Conta que em 1988 esteve na Flórida para um Swim Camp com Mark Subert, o melhor técnico dos Estados Unidos na época. Em Boca Raton, treinou na piscina ao lado do canal em Fort Lauderdale.

“Complexo onde está o Swimming Hall of Fame, onde você pode conhecer as histórias dos maiores nadadores do mundo. Tive a oportunidade de aprimorar minha técnica nos 100 metros borboleta e nadar ao lado de grandes nomes da natação americana por 30 dias”, conta Pita. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Unoeste)

Foto 1: Apresentação em Miami Beach, no Swim Gym: Alberto Klar, Robert Strauss, Renato Simon e Pita Pierucci (a partir da esq.)

Foto 2: Pita Pierucci no Swim Camp, onde treinou no final dos anos 1980 ao lado de grandes nomes da natação dos EUA

Fotos: Cedidas/AI da Unoeste

2 years ago (edited) | [YT] | 1

Jornalista Cássio Oliveira

SESC THERMAS DO ROCK – Andreas Kisser, do Sepultura, integrantes do trio Black Pantera
e DJ Miria Alves, do Projeto TPM, participam de bate-papos gratuitos

Entre os dias 13 e 15 deste mês, ocorre a 13ª edição do Festival Sesc Thermas do Rock, em Presidente Prudente, reunindo shows, oficinas, vivências e feira de vinil. Além disso, o evento conta com bate-papos gratuitos que discutem e evidenciam a pluralidade do rock, com nomes como Andreas Kisser, Charles Gama, Chaene da Gama, Rodrigo “Pancho” Augusto e DJ Miria Alves.

Quem abre a rodada de conversas, na quinta-feira (13), às 18h30, na Área de Convivência, é Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura. Intitulado “O rock é brasileiro”, o bate-papo livre visa discutir sobre a presença do Brasil no rock. A entrada é gratuita.

Desde a polêmica marcha contra a guitarra elétrica, na década de 1960, a possibilidade de fazer rock no Brasil é questionada. Nessa conversa, Kisser comenta como o Sepultura, na contramão desse pensamento, tornou-se uma das maiores referências do metal no cenário mundial e aponta outras bandas que provam que o rock pode, sim, ser música brasileira.

Na sexta-feira (14), ocorrem dois bate-papos na Área de Convivência do Sesc Thermas. O primeiro deles é o “Todes Podem Mixar”, que começa às 16h, e conta com a participação da DJ Miria Alves, fundadora do Projeto TPM – Todas Podem Mixar –, e tem mediação de Alliblack, rapper, DJ e poeta.

Neste encontro, com participação gratuita, Miria conta sua história, que inclui a criação de uma escola de mixagem, com foco na valorização e profissionalização de mulheres pretas, periféricas e LGBTQIAPN+.

Às 18h30 do mesmo dia, é hora de ouvir Charles Gama, Chaene da Gama e Rodrigo “Pancho” Augusto, integrantes da banda mineira Black Pantera, no “O rock é preto”. A conversa, com classificação livre e entrada gratuita, gira em torno das influências da música negra no rock e a presença de artistas pretos na cena musical atual. O power trio foi formado em abril de 2014, na cidade de Uberaba (MG).

Já no sábado (15), às 15h, ocorre uma oficina de “Introdução à discotecagem e mixagem”, com classificação de 16 anos. A DJ Miria Alves apresenta equipamentos profissionais como toca-discos, controladores, agulhas, mixer, discos de vinil e equipamentos base, numa abordagem prática e teórica.

Para participar da oficina, que será realizada no sábado, segundo nota da Assessoria de Imprensa do Sesc Thermas, é necessário se inscrever gratuitamente até esta sexta-feira (dia 14) pelo APP Credencial Sesc SP, no site sescsp.org.br/prudente e na Central de Relacionamento (mediante agendamento).

SERVIÇO
O Sesc Thermas de Presidente Prudente fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. Para mais informações, o telefone é (18) 3226-0400. A programação completa está disponível no site sescsp.org.br/prudente. (Com informações da Assessoria de Imprensa do Sesc Thermas)

Foto 1: Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, participa do bate-papo “O rock é brasileiro”, que visa discutir sobre a presença do Brasil no rock

Foto 2: Integrantes da banda mineira Black Pantera conversam a respeito das influências da música negra no rock e a presença de artistas pretos na cena musical atual

Foto 3: DJ Miria Alves conta sua história, que inclui a criação de uma escola de mixagem, com foco na valorização e profissionalização de mulheres pretas, periféricas e LGBTQIAPN+

Foto 1: Marcos Hermes

Foto 2: Fabio Fernandes

Foto 3: Felipe Santos

2 years ago (edited) | [YT] | 1

Jornalista Cássio Oliveira

MARINGÁ FIGHT COMBAT – Equipe de Prudente conquista 3 cinturões e 3 ouros em evento de boxe

DA REDAÇÃO

A equipe de competição de boxe da Ferri Centro de Treinamento, de Presidente Prudente, venceu seis lutas do 64º Maringá Fight Combat (MFC), disputado em Maringá (PR), no último final de semana, e faturou três medalhas de ouro e três cinturões.

Foram sete lutadores do CT para o tradicional evento no Norte do Paraná, acompanhados do treinador Diego Ferri e do preparador físico João Moreno. Três deles lutaram pelo card preliminar em disputas por medalhas e faturaram o ouro: na categoria 70 kg, Rafael Ramos venceu por pontos Christian Gabriel; enquanto Cauê Santos derrotou por pontos o adversário José Lucas na categoria 73 kg; e Higgor Suniga, o Esquiva, nocauteou Felipe Ribas no primeiro round pela categoria 85 kg.

Outros três competidores prudentinos, que já haviam vencido lutas em edições anteriores do MFC, foram para disputas de cinturão no card principal. E os três venceram. Lucas Santos, de 21 anos, nocauteou o adversário Rodrigo Amurim no segundo round pela categoria 65 kg. Cedryk Augusto venceu por pontos o adversário Jeferson Bastos nos 70 kg e Taygor Pradella derrotou por pontos Amauricio Galvão na categoria 76 kg.

Leandro Marreta fez uma luta exibição com o ex-profissional da casa, Lúcio Aurélio, pelos pesos pesados, e perdeu por nocaute técnico.

“O MFC é um evento muito organizado, que dá oportunidade a jovens atletas amadores e também para os mais experientes. Temos participado com frequência nas últimas edições e, além dele, temos disputado competições no Paraná e também no Estado de São Paulo. No ano passado, nossa equipe fez ao todo 34 lutas e conquistou 28 vitórias. Neste ano, a ideia é que tenhamos ainda mais competições em disputa e iniciamos o ano com uma pré-temporada visando esse primeiro desafio em Maringá”, destaca o treinador Diego Ferri.

“O resultado foi muito positivo porque, para além de vitórias ou derrotas, avaliamos o desempenho dos nossos atletas. E todos foram muito bem”, complementa o treinador, em análise da participação em Maringá. O próximo desafio da equipe de boxe prudentina é em abril, no Campeões Kaizen, também na Cidade Canção.

Incentivos que fazem a diferença
O treinador ainda pontua que, para este ano, a equipe de competição de boxe da Ferri Centro de Treinamento conseguiu parcerias e patrocínios que vão viabilizar a participação dos atletas nas competições. São eles: a Alphamaster Colchões, DHL Concessionária ZF, Muchiutt Ferramentas, Super Ótica SOS, Valmatra e Nutricionista Victor Simões. (Com informações do jornalista Thiago Ferri, responsável pela Assessoria de Comunicação da equipe de competição de boxe da Ferri Centro de Treinamento)

Foto 1: Diego Ferri (à esq.) e João Moreno (à dir.) com o atleta Cauê Santos, que ganhou ouro

Foto 2: Ferri (à esq.), Taygor Pradela, João Moreno e Pradela, pai do atleta

Foto 3: Ferri (à esq.) e João Moreno (à dir.) com Cedryk Augusto que conquistou o cinturão

Foto 4: (da esquerda para direita) João Moreno, Rafael Ramos – ouro na categoria 70 kg – e Diego Ferri

Foto 5: Treinador Diego Ferri orienta atleta Rafael Ramos durante a luta em Maringá

Fotos: Carlos Barboza

3 years ago (edited) | [YT] | 2

Jornalista Cássio Oliveira

Estrela do Norte - Campeonato Intermunicipal de Futebol de Campo - Temporada 2023⚽🥅

Mais informações com o responsável pelo certame no seguinte perfil: instagram.com/ricardolescovar

3 years ago (edited) | [YT] | 2

Jornalista Cássio Oliveira

SEGUE O JOGO – Após perder invencibilidade, Grêmio Prudente quer reabilitação fora de casa

CÁSSIO OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

28 de janeiro de 2023: uma data que fica para reflexão do elenco do Grêmio Prudente. Depois de 462 dias, o Gavião Carcará voltou a perder um jogo oficial. A última derrota tinha sido para o União Suzano por 4 a 0, em 23 de outubro de 2021, na partida de volta da fase semifinal da Segunda Divisão. Dessa vez, o algoz foi o Rio Preto, que vinha de dois tropeços consecutivos na Série A-3 do Paulista. No Estádio Municipal Paulo Constantino (Prudentão), o Jacaré, de virada, superou os donos da casa pelo placar de 3 a 2.

Com a queda, o Grêmio Prudente teve a invencibilidade de um ano, três meses e sete dias pulverizada pelo Rio Preto. Aliás, foi o primeiro duelo entre os times na história. O clube da capital do Oeste Paulista estava invicto há 24 jogos, 22 pela Segundona de 2022 e dois na A-3, 17 vitórias e 7 empates, justamente o período todo de Marcos Campagnollo no comando. As duas únicas derrotas do técnico foram registradas nos jogos-treinos da pré-temporada – contra Mirassol e Aruko, longe de casa, ambas pelo marcador de 2 a 0.

O Grêmio Prudente, com esse tropeço, caiu cinco posições na tábua de classificação. Antes era o quinto. Agora, aparece em oitavo lugar, na zona de qualificação, com quatro pontos em três jogos: uma vitória (3 a 0 ante o Votuporanguense), um empate (São José em 1 a 1) e uma derrota (3 a 2 para o Rio Preto). Tem 44,4% de aproveitamento. Por outro lado, o Jacaré voltou a ganhar uma partida depois de 315 dias. Foi o primeiro triunfo do time na A-3 deste ano. Ocupa a 12ª posição, com três pontos e 33,3% de aproveitamento.

O técnico gremista Marcos Campagnollo analisa o resultado negativo no Prudentão. “Foi uma tarde infeliz e isso acontece com todos. Não podemos ganhar sempre. Fizemos um jogo atípico. Temos, agora, que ter tranquilidade e foco novamente”, disse. Diferente do Gavião Carcará, o Rio Preto não sabia o sabor da vitória há quase um ano – 315 dias. Porém, eram só três jogos de jejum: um na A-3 de 2022 e dois neste ano (três derrotas seguidas). A última vitória tinha sido em 19 de março de 2022, pela 14ª rodada: 1 a 0 no Barretos.

Agora, o próximo compromisso do Grêmio Prudente será nesta quarta-feira (1º de fevereiro), fora de casa, contra o Desportivo Brasil, às 15h, no Estádio Municipal Ernesto Rocco, em Porto Feliz. No mesmo dia e horário, o Jacaré recebe a Itapirense, que é vice-líder (sete pontos), no Estádio Anísio Haddad, na cidade de São José do Rio Preto. Ambos duelos são válidos pela quarta rodada da fase inicial da A-3 do Paulista – reúne 16 clubes. A primeira etapa termina em 18 de março. As finais estão previstas para 7 e 14 de maio.

O elenco gremista folgou no domingo (dia 29). E voltou aos treinos nesta segunda-feira (dia 30) em dois períodos no Estádio Municipal Caetano Peretti. O Grêmio Prudente fará dois jogos longe do Oeste Paulista nesta semana. Depois de pegar o Desportivo Brasil, encara o Capivariano neste sábado (4 de fevereiro), às 15h, na Arena Capivari. Segundo a Assessoria de Imprensa do clube, “o time viaja nesta terça-feira e, após a partida contra o Desportivo Brasil, segue fora de casa. Ou seja, só retorna depois do jogo em Capivari”.

Virada no segundo tempo
Sem o zagueiro Eduardo Biazus, expulso contra o São José, e o lateral-esquerdo Renner, que segue fora por causa de grave entorse no joelho esquerdo, Marcos Campagnollo mudou o esquema tático saindo do 3-5-2 para um que variou entre o 4-3-3 e 3-4-3, escalou os zagueiros Lucão, de 1,97 metro, e Tiago Caveira (canhoto), Wandson no ataque e preservou o lateral-direito Hélder, 34 anos, e o volante Rafinha Potiguar, 23 anos. Ambos ficaram no banco de reservas e entraram apenas na volta para a etapa complementar.

O primeiro tempo terminou empatado em 1 a 1. A equipe gremista abriu o placar aos 31 minutos com um golaço de Rodrigo após chute cruzado de pé direito no canto superior esquerdo do goleiro Eduardo Tardin. O volante gremista tem dois gols na A-3. O atacante Esdras Ricardo deixou tudo igual três minutos depois. Na zona de rebaixamento antes de começar a terceira rodada, o técnico do Rio Preto, Valmir Israel, 47 anos, que estava no Taquaritinga em 2022, armou uma equipe com forte marcação e saídas rápidas pelas pontas para surpreender o rival.

E o Jacaré virou no segundo tempo. Aos 5 minutos, o lateral-esquerdo e zagueiro Gabriel Dias marcou de cabeça após cobrança de escanteio e fez 2 a 1. E nesse momento o Grêmio Prudente já estava atípico. E aos 19, o atacante Hugo Oliveira no contra-ataque ampliou para 3 a 1. Hélder cabeceou na trave esquerda de Tardin na metade da etapa final e ainda foi derrubado na grande área nos acréscimos. Apesar da pressão, o anfitrião descontou aos 53. O meia Rafinha converteu a cobrança de pênalti no canto superior esquerdo.

Zagueiro escolhido
Eficiente na marcação e bem posicionado, o xerifão da zaga do Rio Preto, Léo Coltro, 23 anos, foi eleito pela Equipe Esportiva “Se o mundo gira, a bola rola” da 101 FM e Prudente News AM 1070 o melhor jogador em campo. O zagueiro, que em 2022 defendeu o Taquaritinga, recebeu o terceiro Troféu Professor e Mestre Homero Ferreira. Foram três votos para Coltro: Cid Jr (narrador), Homero Ferreira (comentarista) e Cássio Oliveira (repórter). O comentarista Emmanuel Gasqui votou no atacante Esdras Ricardo.

Destinado ao melhor jogador em campo, o Troféu Professor e Mestre Homero Ferreira foi entregue ao zagueiro Léo Coltro pela reportagem da 101 FM e Prudente News AM 1070 logo após o apito final do árbitro Leonel Marcos Fialho da Silva. “Grupo todo de parabéns! Vitória importante fora de casa”, ressalta o jogador em seu perfil pessoal no Instagram. Eduardo Biazus e Rodrigo, ambos do Grêmio Prudente, foram os primeiros agraciados com a honraria que estreou em 2023 juntamente com “a nova rádio do futebol”.

Jogadores advertidos
Cinco cartões amarelos foram aplicados pelo árbitro Leonel Marcos Fialho da Silva, 30 anos, empresário. Três para jogadores gremistas: Gabriel Silva, Luquinha (ambos, agora, pendurados com dois amarelos) e Jeferson Tavares. E o Rio Preto recebeu dois: o volante Ryan Henrique, que saiu lesionado aos 43 minutos do primeiro tempo, foi advertido, conforme a súmula, “por se encontrar sem camisa no banco de reservas, mostrando desrespeito ao jogo”, nos acréscimos – aos 48 – e o zagueiro Arthur Miranda.

E nesta terceira rodada da primeira fase do Paulista da Série A-3, nenhum mandante venceu: cinco derrotas e três empates. Foram assinalados 25 gols em oito partidas, média de 3,125 por jogo. Nesta etapa inicial, todos jogam contra todos em turno único. Os oito primeiros avançam à segunda fase (de quadrangulares). Além disso, os dois últimos colocados serão rebaixados. De acordo com o regulamento do certame, os dois acessos à Série A-2 de 2024 serão definidos na semifinal, programada para 23 e 30 de abril.

Ficha técnica
Paulista Série A-3 2023
Grêmio Prudente (2): Luiz; Lucão, Gabriel Silva e Tiago Caveira (Hélder); Felipe Santos, Rodrigo (Jeferson Tavares), Rafinha e Giovanni Palmieri (Luquinha); Wandson (Rafinha Potiguar), Vinícius Baiano e Jonathan Chula (Elias Emanuel). Técnico: Marcos Campagnollo

Rio Preto (3): Eduardo Tardin; Ranísson, Negreti, Léo Coltro e Gabriel Dias; Ryan Henrique (Adryel), Júlio Simas, Marcelo Guatapará (Arthur Miranda) e Lucas Lima (Klebinho); Caíque Gomes (Hugo Oliveira) e Esdras Ricardo (Rômulo). Técnico: Valmir Israel

Gols: Rodrigo (31 minutos/1º tempo) e Esdras Ricardo (34 minutos/1º tempo); Gabriel Dias (5 minutos/2º tempo), Hugo Oliveira (19 minutos/2º tempo) e Rafinha (Pênalti/53 minutos/2º tempo)
Local: Estádio Municipal Paulo Constantino (Prudentão), em Presidente Prudente (SP)
Público pagante: 1,7 mil pessoas
Renda: R$ 29.812,00
Cartões amarelos: Gabriel Silva, Jeferson Tavares e Luquinha (Grêmio Prudente); Ryan Henrique e Arthur Miranda (Rio Preto)

CONFIRA OS RESULTADOS DA 3ª RODADA/A-3 (*)
28/01 (Sábado)
União Suzano 3 X 4 Marília
Osasco Audax 0 X 1 Red Bull Bragantino II
Grêmio Prudente 2 X 3 Rio Preto
São José 0 X 0 EC São Bernardo
Bandeirante 0 X 0 Desportivo Brasil
Sertãozinho 0 X 5 Capivariano
Itapirense 1 X 1 Barretos

29/01 (Domingo)
Votuporanguense 2 X 3 Matonense

(*) Fonte: Federação Paulista de Futebol (FPF)

Fotos: Em seus domínios, o Grêmio Prudente sofreu primeira derrota sob o comando do treinador Marcos Campagnollo; jogo contra o Rio Preto atraiu público de 1,7 mil pagantes

Fotos: Murilo Aguilar/Grêmio Prudente

3 years ago | [YT] | 2

Jornalista Cássio Oliveira

SUPERAÇÃO – Longe de casa e com um a menos, Grêmio Prudente conquista empate

CÁSSIO OLIVEIRA
DA REDAÇÃO

Com três defesas milagrosas do experiente goleiro Luiz, 39 anos, e um gol do volante Rodrigo, 22 anos, o Grêmio Prudente garantiu o empate em 1 a 1 diante do São José. A partida foi realizada nesta quarta-feira (dia 25) no Estádio Municipal Martins Pereira, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. A Águia do Vale e o Gavião Carcará mediram forças pela segunda rodada do Paulista da Série A-3 de 2023 – reúne 16 times nesta primeira fase. No segundo tempo, o zagueiro Eduardo Biazus acabou sendo expulso.

Esse resultado, fora de casa, manteve as invencibilidades do Grêmio Prudente e a do técnico Marcos Campagnollo, que ainda não sabe o que é perder no comando da equipe em partidas oficiais – perdeu duas durante a pré-temporada para Mirassol e Aruko, longe da capital do Oeste Paulista, ambas pelo placar de 2 a 0. A última derrota do atual campeão da Segundona ocorreu há mais de um ano. E foi na volta da semifinal da Bezinha de 2021. Em seus domínios, o União Suzano, no dia 23 de outubro, goleou o rival por 4 a 0.

O Grêmio Prudente, que fez como visitante a viagem mais longa de um time nesta competição – mais de 600 quilômetros (km) –, perdeu o 100% na A-3, mas segue invicto, com quatro pontos em dois embates. Ocupa a terceira posição. Na estreia derrotou o Clube Atlético Votuporanguense (CAV), no Prudentão, por 3 a 0. Já o São José, do técnico Max Sandro, registrou o segundo empate e aparece em 10º lugar ao somar dois pontos. Bandeirante e Itapirense, com duas vitórias, dividem a liderança com seis pontos.

A delegação retornou para Presidente Prudente nesta quinta-feira (dia 26). E, por isso, folga. O elenco volta ao batente, de acordo com a programação oficial, apenas nesta sexta-feira (dia 27), às 9h, no Caetano Peretti. Campagnollo, que registra, agora, 24 jogos à frente do Grêmio (17 vitórias e sete empates), fará trabalho técnico e tático. A próxima partida é em solo prudentino neste sábado (dia 28), às 16h, contra o Rio Preto, que tem duas derrotas. No mesmo dia e horário, o São José encara o São Bernardo no Martins Pereira.

Empate valioso
Com o apoio da torcida, a Águia do Vale abriu o placar com Rafael Tanque aos 31 minutos do primeiro tempo. O atacante tem 30 anos e fez a base no Palmeiras. Seu último clube foi o Duque de Caxias. O Grêmio Prudente, que sofreu pressão na etapa inicial, voltou com um posicionamento diferente na zaga e meio-de-campo. O time começou no 3-5-2. Com entorse no joelho esquerdo, o lateral-esquerdo Renner, 22 anos, não jogou. Felipe Santos, que é lateral-direito, foi o substituto. Como ocorreu também diante do CAV.

Aos 10 minutos do segundo tempo, o goleiro e capitão Luiz fez a diferença. O São José, que já vencia por 1 a 0, parou na muralha gremista. O arqueiro gremista pegou três chutes à queima-roupa. Primeiro de Rafael Tanque. O segundo de Roni Reis livre de marcação e o terceiro do meia Giovanni Cândido. Sequência impressionante do camisa 01. E cinco minutos depois, o Gavião Carcará empatou. O meia canhoto Rafinha cobrou falta e bem posicionado na área, Rodrigo cabeceou na saída de Ariel e deixou tudo igual.

Remanescente do ano passado, o camisa 8 marcou o seu primeiro gol com a camisa gremista após 22 jogos. E na comemoração foi bastante festejado pelos companheiros. Diante deste contexto, a Equipe Esportiva “Se o mundo gira, a bola rola” da 101 FM e Prudente News AM 1070 elegeu o volante como o melhor jogador em campo. E a votação foi unânime: três votos. Assim, ele ganhou o segundo Troféu Professor e Mestre Homero Ferreira. Tal honraria estreou em 2023 juntamente com “a nova rádio do futebol”.

Um a menos
Contudo, dois minutos depois ao gol de empate, o zagueiro gremista Eduardo Biazus recebeu o cartão vermelho. Ele já tinha sido advertido com o amarelo na primeira etapa por impedir um ataque promissor do São José. De acordo com a súmula do árbitro Fagson Júnior dos Santos Silva, o motivo da expulsão foi o “uso indevido dos braços, atingindo com seu antebraço o rosto do jogador Rafael Tanque, na disputa de bola”. Ainda relata: “o atleta atingido necessitou de atendimento médico e permaneceu na partida”.

Durante 35 minutos da segunda etapa – contabiliza tempo normal e acréscimos –, o Grêmio Prudente jogou com um jogador a menos. Eduardo Biazus, no último sábado (dia 21), marcou dois gols na vitória de 3 a 0 sobre o CAV. O zagueiro-artilheiro atingiu a marca de cinco tentos em só 12 jogos com a camisa gremista na história. Tem 10 do ano passado e dois nesta temporada. Com cinco votos, ele foi eleito o melhor jogador em campo na estreia da A-3 e recebeu o primeiro Troféu Professor e Mestre Homero Ferreira.

E antes do embarque, Campagnollo vislumbrava trazer, no mínimo, “um ponto de São José dos Campos”. E, de fato, atingiu o objetivo traçado. E foi o primeiro duelo entre São José e Grêmio Prudente. Os times jogaram a Segundona simultaneamente em 2017, 2018 e 2020 (Águia do Vale levou o título), mas não se enfrentaram nas ocasiões. E o meia-atacante Gabriel Tota, 22 anos, ex-Comercial de Ribeirão Preto e eleito revelação da A-3 em 2022, estreou com a camisa gremista. O anúncio ocorreu na última segunda-feira (dia 23).

Ficha técnica
Paulista Série A-3 2023
São José (1): Ariel; Vicente, Paulo Henrique, Matheus Abreu e Gabriel Barão (Lucas Surcin); Caio César (David Lucas), Pedrinho Demarchi (Chris) e Giovanni Cândido (Kaíque Vergílio); Roni Reis, Wendel Júnior (Rodolfo Eduardo) e Rafael Tanque. Técnico: Max Sandro

Grêmio Prudente (1): Luiz; Eduardo Biazus, Gabriel Silva e Giovanni Palmieri; Hélder (Luís Otávio), Rodrigo (Tiago Caveira), Rafinha Potiguar, Rafinha (Wandson) e Felipe Santos; Vinícius Baiano (Elias Emanuel) e Jonathan Chula (Gabriel Tota). Técnico: Marcos Campagnollo

Gols: Rafael Tanque (31 minutos/1º tempo) e Rodrigo (15 minutos/2º tempo)
Local: Estádio Municipal Martins Pereira, em São José dos Campos (SP)
Público pagante: 2.603 pessoas
Renda: R$ 33.920,00
Cartões amarelos: Matheus Abreu, Wendel Júnior e David Lucas (São José); Eduardo Biazus e Rodrigo (Grêmio Prudente)
Cartão vermelho: Eduardo Biazus (17 minutos/2º tempo)

CONFIRA OS RESULTADOS DA 2ª RODADA/A-3 (*)
24/01
Red Bull Bragantino II 0 X 1 Desportivo Brasil

25/01
Votuporanguense 0 X 2 Bandeirante
EC São Bernardo 0 X 1 Itapirense
União Suzano 1 X 0 Matonense
Capivariano 2 X 2 Barretos
Osasco Audax 2 X 1 Sertãozinho
Marília 2 X 1 Rio Preto
São José 1 X 1 Grêmio Prudente

(*) Fonte: Federação Paulista de Futebol (FPF)

Fotos: Primeiro duelo entre São José e Grêmio Prudente terminou empatado em 1 a 1 no Martins Pereira; Rafael Tanque e Rodrigo marcaram em jogo válido pela segunda rodada

Fotos: Mariana Luz/Agência NTZ

3 years ago (edited) | [YT] | 2

Jornalista Cássio Oliveira

PONTAPÉ INICIAL – Grêmio Prudente, em casa, derrota CAV na abertura do Paulista A-3

Com dois gols do zagueiro-artilheiro Eduardo Biazus e um de Hélder, Gavião Carcará supera rival pela primeira vez na história do duelo; futebol prudentino, após 14 anos, volta a ter representante na 3ª Divisão

CÁSSIO OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O enredo não poderia ser melhor. Com dois gols de cabeça do zagueiro-artilheiro Eduardo Biazus, 21 anos, e um do experiente lateral-direito Helder, 34 anos, o Grêmio Prudente estreou com vitória no Paulista da Série A-3 de 2023 – reúne 16 times na primeira fase. No Estádio Municipal Paulo Constantino (Prudentão), o atual campeão da Segundona, de forma invicta, superou o Clube Atlético Votuporanguense (CAV) pelo placar de 3 a 0 neste sábado (dia 21). A torcida gremista empurrou o Gavião Carcará.

Com a trinca defensiva, formada pelo lateral-esquerdo Giovanni Palmieri, 33 anos, Eduardo Biazus e pelo volante Gabriel Silva, 25 anos, e os laterais Hélder e Renner, pela esquerda, mais avançados, o Grêmio Prudente pressionou o CAV. O técnico Marcos Campagnollo montou esquema tático que marcava a saída de bola do rival. Aos 27 minutos da primeira etapa, o lateral-direito Felipe Santos substituiu Renner, que saiu lesionado. Apoiado pelos torcedores, o time prudentino foi para o vestiário com 2 a 0 no marcador.

Aos 12 minutos da etapa inicial, o meia canhoto Rafinha cobrou o escanteio e Eduardo Biazus – três acessos no ano passado (dois no Paraná e um com a camisa gremista) – marcou meio de ombro, meio de cabeça. Foi o primeiro gol nesse retorno do futebol profissional à Série A-3. A última ocorreu em 2009, portanto há 14 anos, quando o extinto Oeste Paulista acabou sendo rebaixado. Já aos 42, Vinícius Baiano bateu aberto o escanteio e Biazus, bem atento, cabeceou para o fundo das redes do goleiro Douglas Lima.

Eduardo Biazus com os dois gols deste sábado atingiu a marca de cinco em só 11 jogos com a camisa gremista na história. E com cinco votos da Equipe Esportiva “Se o mundo gira, a bola rola”, que transmitiu o duelo entre Gavião Carcará e a Pantera Alvinegra pela 101 FM, elegeu o zagueiro-artilheiro como o melhor jogador em campo. E, assim, o camisa 44 recebeu o primeiro Troféu Professor e Mestre Homero Ferreira das mãos do patrono. Tal honraria estreou em 2023 juntamente com “a nova rádio do futebol”.

O técnico do CAV, Rodrigo Cabral, ex-meia do Santos, modificou a equipe quatro vezes. As mexidas, porém, não surtiram efeito. Campagnollo, por outro lado, colocou os atacantes Wandson e Luquinha, recuperado de embolia pulmonar que o afastou da disputa da Segundona de 2022, o meia Jeferson Tavares e o zagueiro Tiago Caveira para conter a ofensividade do rival e contragolpear. Hélder fez 3 a 0 aos 24 minutos após jogada de Wandson e Jonathan Chula. O lateral chegou e finalizou de pé esquerdo.

Tabu quebrado
Com os 3 a 0 deste sábado, o Grêmio Prudente conseguiu superar o Votuporanguense pela primeira vez na história do duelo. Foi o terceiro encontro oficial entre os clubes. Nos dois primeiros, em 2012, pela fase 1 da Segundona, o CAV levou a melhor: 1 a 0 pela quarta rodada do grupo 1 em Votuporanga (27 de maio) e 4 a 2 em jogo válido pela nona rodada e que ocorreu no Prudentão (30 de junho). Naquele ano, a Pantera Alvinegra, dirigida pelo técnico Rogério Ferreira, China, garantiu o título e o acesso à A-3 de 2013.

O torcedor gremista, com faixas, bandeirolas, batuques e aplausos, marcou presença nas arquibancadas e cadeiras do Prudentão, bem como a Fúria Prudentina, torcida organizada do Grêmio, que chegou a 23 jogos de invencibilidade: 22 na Segundona e um pela A-3. De acordo com informações da Assessoria de Imprensa dos donos da casa, 2.076 foi o público pagante para uma renda de R$ 38.805,00. A Torcida Organizada Votuporanguense (TOV), com cerca de 20 membros, veio em uma caravana para apoiar a Alvinegra.

Novos desafios
Os jogadores do atual campeão invicto da Segundona se reapresentam nesta segunda-feira (dia 23), às 9h, no Estádio Caetano Peretti. O próximo compromisso do Grêmio Prudente na A-3 será no Vale do Paraíba contra o São José na quarta-feira (dia 25), às 20h, no Estádio Municipal Martins Pereira, pela segunda rodada. É uma viagem de 645 km (quilômetros). Já o CAV, em Votuporanga, busca reabilitação diante do Bandeirante de Birigui. A partida ocorre também na quarta-feira, mas às 15h, na Arena Plínio Marin.

Ficha técnica
Paulista Série A-3 2023
Grêmio Prudente (3): Luiz; Eduardo Biazus, Gabriel Silva e Giovanni Palmieri; Hélder (Tiago Caveira), Rodrigo, Rafinha Potiguar (Wandson), Rafinha (Jeferson Tavares) e Renner (Felipe Santos); Vinícius Baiano (Luquinha) e Jonathan Chula. Técnico: Marcos Campagnollo

CAV (0): Douglas Lima; Einstein (Flávio Henrique), Guilherme Café, Lucas Morais e Júnior Prego; Matheus Norton, Jair e Lucas Soares (Marcos Vinícius); David Jhefer (Cauari), Neto Acará e Vitão (Sávio Araújo). Técnico: Rodrigo Cabral

Gols: Eduardo Biazus (12 e 42 minutos/1º tempo) e Hélder (24 minutos/2º tempo)
Local: Estádio Municipal Paulo Constantino (Prudentão)
Público: 2.076 pagantes
Renda: R$ 38.805,00
Cartões amarelos: Gabriel Silva, Rafinha Potiguar e Luquinha (Grêmio); Guilherme Café e Matheus Norton (CAV)

Em casa e com o apoio da torcida, Grêmio Prudente supera CAV pelo placar de 3 a 0 na estreia do Paulista A-3

Fotos: João Sousa/Grêmio Prudente

3 years ago (edited) | [YT] | 3